Conheça um pouco da história da Momo

Hoje vamos contar um pouco da história dessa marca que representamos com exclusividade no Brasil e é uma das mais vendidas em nosso site.

A Momo foi fundada em 1964 pelo piloto Gianpiero Moretti. Ele contratou um artesão local para produzir um volante personalizado para seu carro de corrida. Este volante especial – o primeiro volante Momo da história da empresa – teve uma performance superior em comparação aos volantes de corrida tradicionais da época.

Motoristas de outras equipes rapidamente perceberam o novo volante de Moretti e queriam o mesmo para seus carros, e assim o volante de Moretti começou a ganhar fama na entre os pilotos de corrida.

O volante também chamou a atenção do então piloto da Ferrari, John Surtees, que queria montá-lo em seu carro monolugar. A Ferrari de John Surtees, equipada com o volante de corrida de Moretti, venceu o título mundial de Fórmula 1 em 1964. E foi assim que Gianpiero Moretti transformou sua paixão em uma realidade.

No início, a produção da Momo era limitada ao mundo das corridas, mas na década de 1970, a companhia começou a ampliar seus horizontes desenvolvendo novas linhas de produtos. A Momo iniciou assim a produção de rodas de liga leve e volantes para carros de rua, tanto para o setor de pós-venda quanto para o fornecimento de fabricantes de automóveis de equipamentos originais, começando pela Ferrari.

No final da década de 1980, a Momo assinou um acordo de cooperação com a Rolls-Royce para ser seu fornecedor de equipamentos originais e, posteriormente, muitos outros fabricantes de automóveis seguiram o exemplo: Aston Martin, Citröen, Daihatsu, Fiat, Honda, Isuzu, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Opel, Porsche, Peugeot, Renault, Saab, Subaru, Suzuki, Toyota, Volkswagen e Volvo.

Durante esses anos, a Momo também continuou seu envolvimento no automobilismo com grande sucesso: em 1983, a equipe Brabham venceu o campeonato de Fórmula 1 com seu carro equipado pela primeira vez com rodas de liga leve Momo e, em 1998, Moretti venceu as 24 Horas de Daytona, as 12 horas de Sebring e as 6 horas de Watkins Glen, dirigindo o lendário Ferrari 333 SP.

Mario Andretti, Ayrton Senna, Nigel Mansell, Nelson Piquet, Michele Alboreto, Michael Schumacher e antes deles Niki Lauda, Jackie Stewart e Clay Regazzoni são apenas uma amostra dos melhores pilotos da história moderna que competiram e venceram muitas corridas com o volante Momo em suas mãos. Em 1993, nasceu a Momo Corse, oferecendo roupas especializadas à prova de fogo para pilotos e equipes.

1995 foi um ano de virada para a empresa: Gianpiero Moretti, apesar de manter a presidência do grupo, decidiu vender a Momo para a Breed Technologies, um grupo industrial americano e líder global na produção de sistemas de airbags e volantes. A Breed Technologies foi finalmente adquirida pelo Carlyle Management Group. Alguns anos após a aquisição da Breed Technologies, a Carlyle Management fundiu a Breed e Momo com outras empresas do portfólio do setor automotivo, com o objetivo de criar a Key Safety Systems (KSS), um fornecedor OEM especializado. Mais recentemente, a Momo foi adquirida por um grupo de investidores, apaixonada pela marca, sua herança e seus produtos, e um desejo de fazer a empresa voltar às suas raízes.

Em 2003, o logotipo da empresa teve uma importante reformulação, não em termos de design, mas em relação a todo o conceito da marca: o logotipo amarelo “MOMO” já existente e tipicamente geométrico com o contorno preto, finalmente apareceu com a “Itália” abaixo, para sublinhar e enfatizar a importância das raízes italianas da empresa. A Itália e sua merecida reputação mundial por design, estilo e qualidade são parte integrante do DNA de Momo. Em 2016, a Companhia decidiu introduzir novamente o logotipo principal da Momo, o mais icônico de sua história, o chamado “logotipo de seta”.

Desde 2005, a Momo voltou a ser sediada em Milão na Itália, com presença direta nos EUA. Vendem seus produtos para o mercado de reposição e corridas de automóveis em mais de sessenta países, principalmente através de distribuidores e revendedores em todo o mundo.

A Momo ainda se concentra predominantemente na produção de rodas de liga leve, mas a companhia tem desenvolvido com sucesso produtos de corrida inovadores, altamente tecnológicos, melhorando a qualidade, segurança e o design dos seus produtos. Um exemplo das metas alcançadas foi o fornecimento exclusivo de volantes Momo para o Campeonato GP2 na Europa e Ásia.

Ver também: Rodas Momo disponíveis no Brasil

Mais recentemente, nos EUA, a Momo desenvolveu uma nova geração de volantes para a NASCAR, que atualmente são usados por muitas equipes e pilotos de ponta. Desde o início de sua história, a Momo sempre se esforçou para ser uma autêntica pioneira em inovação e marketing de seus produtos. Por exemplo, a Momo foi a primeira empresa a criar e produzir o cubo dobrável para os volantes do mercado de reposição.

O valor atual da marca Momo pode ser atribuído à qualidade e beleza de seus produtos, bem como à sua estratégia de comunicação e marketing cuidadosa, que evoluiu com a história de meio século da empresa. Continua inspirada em valores simples, mas muito fortes: qualidade dos produtos, design superior, padrões máximos de segurança e os mais altos níveis de desempenho.

Design, tecnologia avançada, qualidade e uma imagem exclusiva: esses elementos sempre foram os segredos desta empresa italiana de sucesso, famosa em todo o mundo.

E sobre os pneus Momo? Claro que todo esse know how da marca foi usado no desenvolvimento da linha de pneus, mas isso é assunto para um próximo post.

Veja também: Lançamentos Momo Tires 2019

Veja também

1 comentário em “Conheça um pouco da história da Momo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *