Conheça as tecnologias para redução de ruído em pneus

Proprietários de automóveis de luxo exigem níveis cada vez maiores de conforto e os fabricantes buscam novos métodos para reduzir o nível de ruído interno nos veículos. Uma das fontes de ruído na cabine dos carros são os pneus, por isso, vários fabricantes desenvolveram suas tecnologias de redução de ruídos.

Cada fabricante de pneus tem uma nomenclatura para essas tecnologias, mas todas funcionam de forma muito parecida. Uma camada de isolamento de espuma (para absorção de som) é colada ao revestimento interno do pneu, seja como uma peça contínua ou composta de várias seções mais curtas para combater o ruído da cavidade.

Os fabricantes recomendam o uso de quatro pneus com a tecnologia de redução de ruído para obter os resultados mais eficazes. Todos os pneus disponíveis em nosso site com essas tecnologias possuem essa informação detalhada na aba Detalhes Técnicos nas páginas dos produtos.

Confira abaixo alguns exemplos dessas tecnologias:

Bridgestone B-Silent®

tecnologia B-Silent® Bridgestone serve para minimizar o ruído no interior do veículo em todas as superfícies rodoviárias e aumentar significativamente o conforto do motorista. Aplicado à superfície interna do pneu, a empresa integrou um elemento de espuma de poliuretano aberto que trabalha diretamente para reduzir a ressonância da cavidade de ar do pneu produzida pela vibração do ar. Isso contribui para reduzir significativamente o ruído dentro da cabine do veículo em comparação aos pneus normais, sem comprometer o desempenho de condução e a dinâmica do pneu.

Continental ContiSilent™

Continental ContiSilent™ é uma tecnologia que tem a finalidade de reduzir a emissão de ruídos;

– A ContiSilent™ consiste em uma espuma sólida de poliuretano (PU) a base de poliéster, aderida à camada estanque do pneu, chamada de inner linner;
– Nível de ruído no interior reduzido em todo o tipo de superfícies de estrada;
– É eficaz em todas as condições climáticas;
– Não altera quaisquer características de performance de condução;
– Não influencia negativamente a quilometragem nem a capacidade de carga/velocidade;
– Mesmo tipo de instalação e de armazenamento que os pneus convencionais.

Goodyear SoundComfort Technology

Os pneus Goodyear com a tecnologia SoundComfort são projetados com uma barreira acústica integrada. Como uma “almofada” para seus pneus, esta barreira acústica reduz as vibrações do ar e amortece o ruído interno enquanto você dirige, tornando a cabine do veículo mais silenciosa em comparação com os pneus normais. Essa barreira acústica pode reduzir em até 50% os ruídos dentro do veículo.

Michelin Acoustic Technology®

A nova tecnologia Michelin® Acoustic Technology reduz significativamente o ruído interior e as vibrações causadas pela estrada (cerca de 20%). Uma solução de espuma de poliuretano projetada sob medida que abafa a ressonância atenuando os ruídos em qualquer condição de condução.

Pirelli PNCS

Sistema Pirelli de cancelamento de ruído™ (PNCS) é uma tecnologia capaz de reduzir o barulho no interior do veículo. A esponja de poliuretano absorvente de som da Pirelli reduz a infiltração da ressonância do ar no interior do veículo, fornecendo maior conforto em comparação aos pneus tradicionais. Reduz em até dois ou três decibéis, ou seja, pela metade.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *