Adeus ao Fiat Uno – Relembre a trajetória do carro mais icônico da Fiat no Brasil.

O veículo queridinho, cheio de apelidos e lendas, que já foi líder absoluto de vendas se despede depois de 37 anos sendo produzido no Brasil e a gente não podia deixar de registrar esse momento (mesmo um pouco atrasado).

Início da produção do Fiat Uno.

Sua produção começou por aqui em 1984, mas na realidade, o simpático compacto já tinha dado as caras no final dos anos 70 lá na Europa, quando a Lancia, uma das marcas do grupo Fiat, já preparava uma versão mais sofisticada e luxuosa das que seriam vendidas aqui no Brasil.

Sua missão era ser o novo modelo da marca, para substituir o tão conhecido Fiat 147 (que havia feito muito sucesso), sendo um carro realmente popular e barato.

O Uno foi produzido sobre a mesma plataforma mecânica do Fiat 147, inclusive mantendo sua suspensão traseira independente. Teve seu estepe alocado na dianteira para que a capacidade do porta-malas fosse aumentada, suprindo assim as necessidades do público brasileiro.

Mas de onde vem o nome Uno?

Seu nome inicialmente era Tipo 146, quando o projeto saiu da Lancia e foi para a Fiat. Internamente, para simplificar a nomenclatura, os técnicos chamavam o projeto apenas pelo primeiro número “um”, ou Uno em italiano. Dessa forma o “apelido carinhoso” acabou pegando e passou a ser o nome mundial adotado para o modelo.

Vídeo de despedida do Fiat Uno

Versões do Fiat Uno

O primeiro modelo dos anos 80 tinha duas versões: S e CS.

Em 1985 chegava a primeira novidade do Uno, sua versão topo de linha SX, com um motor 1.3 mais agressivo com carburador duplo.

O Uno 1.5R chegou em 1987 trazendo uma aparência muito mais esportiva e atrativa com rodas de liga leve.

Em 1994 a Fiat fez algo revolucionário no mercado brasileiro, tendo lançado o primeiro carro turbo de série no Brasil, com motor 1.4, o Uno Turbo se tornou um desejo dos entusiastas da época.

Em 2005, o Uno Mille (modelo que foi um dos maiores avanços da Fiat) teve a maior mudança em seu visual com a chegada do Uno Mille Economy Flex, que usavam pneus 165/70R13.

Já o modelo Uno Way, lançado em 2012 com a medida 175/70R14.

Curiosidade

O Fiat Uno já teve uma versão especial de despedida, o Uno Mille Grazie, que foi anunciada em dezembro de 2013 com uma edição limitada de 2 mil unidades contando com uma pintura exclusiva, rodas de liga leve e detalhes únicos.

Em 2010 o Uno ganhou um um novo visual com curvas mais atraentes, cores mais chamativas e um conceito jovem, POP e divertido que saía de fábrica com pneus na medida 175/65R14.

Anunciado em 2012 o Uno Sporting era o popular esportivo da marca, com motor 1.4 e um e pneus 185/60R15.

Por fim, o Uno teve seu último facelift com a vinda do Uno EVO em 2014 que vinha equipado de fábrica com a medida 175/65R14.

E para se despedir em grande estilo a Fiat lançou uma série especial, o Uno Ciao com apenas 250 unidades produzidas trazendo algumas referências e detalhes únicos para quem é fã do modelo.

Ao todo, o Fiat Uno teve aproximadamente 4,3 milhões de unidades vendidas e foi o carro da Fiat mais vendido da América latina.

E qual é o pneu original do Fiat Uno?

O Fiat Uno saiu com diversas medidas originais de fábrica em sua trajetória.

Clique aqui para conferir todas as medidas de pneus do Fiat Uno.

#Busca lá!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.